Pavlova com romã


 


Romã, Rainha

 
Esta sobremesa, bem delicada, é uma explosão de cor e sabor. Suspiro crocante por fora, um centro suave e macio, coberta com chantilly de natas, coalhada de romã e finalizada com bagos de romã frescos. 
Perfeita para servir em dias de festa!
 

 




Ingredientes


Pavlova:

  • 2 claras de ovos
  • 50g de açúcar
  • 1/2 colher (chá) de vinagre branco
  • 1 e 1/2 colher (chá) de amido milho


Coalhada de romã (curd):

  • 60g de manteiga
  • 75g de açúcar
  • 2 romãs - sumo
  • 1 lima - sumo
  • 2 ovos
  • 1 gema de ovo


Cobertura:

  • 200 ml de natas para bater
  • 1 romã


Preparação

Pavlova:

Pré aqueça o forno a 100ºC.
Forre um tabuleiro com papel manteiga e desenhe um círculo de 16 ou 18 cm. Vire o papel, de modo que o círculo fique no lado inverso.

Na tigela da batedeira, bata as claras em neve: inicie em velocidade baixa; quando começar a espumar, aumente a velocidade para média. Assim que as claras se transformarem numa espuma branca e mais densa, após cerca de 5 minutos, adicione o vinagre e bata até que fiquem firmes. Mantenha a batedeira em velocidade média e acrescente o açúcar aos poucos, de colher em colher, batendo entre cada adição. Após acrescentar todo o açúcar, bata por mais alguns minutos até formar um merengue bem firme, liso e brilhante. Adicione o amido de milho e bata apenas para incorporar.

Com a ajuda de uma colher, disponha o merengue no centro do círculo de papel. Com a ponta da colher, abra uma cavidade no centro - como se fosse uma "taça" para rechear depois de assada.

Leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos. Desligue o forno e mantenha o tabuleiro lá dentro, até que a pavlova arrefeça completamente, por cerca de 2 horas sem abrir a porta - assim elas terminam de assar sem dourar.

Coalhada de romã (curd):

Numa bacia de inox colocada sobre uma panela de água a ferver (benho-maria) misture os ovos, a gema, o açúcar, o sumo de romã e lima até tudo estar envolvido. Cozinhe, mexendo sempre (para evitar que coalhe) até que a mistura se torne espessa. Este processo levará aproximadamente 10 minutos. Retire do lume e coe para remover todas as protuberâncias. Corte a manteiga em pedaços pequenos e envolva-os na mistura até que esta derreta. O creme/coalhada continuará a engrossar enquanto arrefece. Cubra imediatamente (assim evita que se forme uma pele) e leve ao frigorífico até arrefecer completamente. Dura até uma semana. 

Cobertura:

Bata as natas até ficarem firmes e preencha a cavidade da pavlova. Deite, por cima, colheradas da coalhada de romã e os bagos frescos da fruta.

Comentários

  1. Ficou linda! Pavlova é uma das minhas sobremesas preferidas. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de pavlova.
    Nunca me lembraria de utilizar romã. Ficou com uma lindíssima cor.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/11/quiche-de-caldo-verde.html

    ResponderEliminar
  3. Que linda e deliciosa pavlova,...
    Que bom aspecto!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares